top of page

SHOW SIMBIOSE

1- OFICIAL - Simbiose 1080x1350.png

 


Sala do Coro do Teatro Castro Alves
17 de novembro (sexta-feira), 20h
R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia) – à venda na Sympla e na bilheteria do TCA

Censura Livre

Dança e música de fusão étnica contemporânea se entrelaçam no “Fusion Festival”, evento que acontece em Salvador-BA, no período de 15 a 19 de novembro de 2023, para criar um espaço de reconhecimento e produção de conhecimentos em torno do que representa o labor da dança de fusão e suas misturas interculturais. As atividades mobilizam artistas do Brasil e do exterior, ocupando a Casa Rosa e a Sala do Coro do TCA, sob direção da artista JOLINE ANDRADE e participação especial da grande expoente internacional do Fusion Bellydance: ZOE JAKES (Estados Unidos)! 

 

Pela primeira vez na América do Sul, Zoe estará no elenco do SHOW SIMBIOSE que, através de um chamado público aberto a artistas e produtores independentes, grupos, academias, companhias e coletivos artísticos da área da dança, contará com um conjunto de mais de duas dezenas de trabalhos coreográficos de curta duração, configurando um espetáculo único e representativo de danças de fusão étnica de diversos estados brasileiros como também dos Estados Unidos, Austrália, Chile e Noruega.

 

O estilo de Zoe incorpora pop e lock isolations, elementos da dança clássica indiana, footwork do jazz dance e linhas modernas, com muita inspiração folclórica na dança do ventre. Zoe Jakes é membro fundadora do Beats Antique e compõe músicas para a banda, assim como muitas coreografias. Ela é conhecida em todo o mundo por sua visão estilística única e também por ser uma professora largamente reconhecida, sendo sua metodologia de ensino altamente respeitada pela comunidade internacional.

 

O Fusion Bellydance, ou a dança do ventre de fusão, surge como proposta de hibridação de manifestações das mais variadas regiões do mundo, especialmente dos povos MENATH (Oriente Médio, Norte da África, Turquia e Grécia), e busca mesclar referências e matrizes de danças vernaculares, tradicionais e comerciais e transpô-las numa estética contemporânea atualizada. É uma linguagem que, tendo como referência a dança do ventre (Raqs Sharki), mescla conceitos e movimentos de danças como as danças flamencas, indianas e danças da cultura Hip Hop como o Locking e Popping, ou seja, danças de diferentes culturas e regiões do mundo bem como o(a) yoga. É relativamente recente no mundo da dança (surgiu em torno da década de 60, na Califórnia, durante os movimentos contraculturais do Woodstock), mas bebe na fonte de diversas culturas antigas e mistura tudo numa alquimia contemporânea. 

 

★ ELENCO

Ajna Violeta (Chile)

Alexandre Guimarães (Noruega)

Aline Brandão (Rio de Janeiro)

Alinne Madelon (Ceará)

Andreza Rodrigues (Paraíba)

Angie Ikeda (Paraná)

Ariana Aquino (Bahia)

Cia. Antique Soul (Ceará)

Cia. Ônix Tribal (Paraíba)

Cia. Shaman (Rio Grande do Norte)

Cibelle Souza (Rio Grande do Norte)

Imani Tribe (Distrito Federal)

Joline Andrade (Bahia)

Kátia Suzane (Sergipe)

Marcele Correia (Bahia)

Marcelo Justino (São Paulo)

May Zahara (São Paulo)

Mayara Lopes (São Paulo)

Priscilla Peregrino (Distrito Federal)

Raisa Latorraca  (Distrito Federal)

Studio May Zahara (Minas Gerais)

Thaís Carvalho (Austrália)

Thássia Camilla (Minas Gerais)

Ton Eplars (Bahia)

Turma Caíque Melo - Funceb (Bahia)

Turma Intensivo Coreográfico com Zoe Jakes

★ APOIO

Sala do Coro do Teatro Castro Alves, Blue Praia Bar e Dona Mariquita

★ INFORMAÇÕES

Site: www.fusionfestivalbrasil.com

E-mail: fusionfestivalbrasil@gmail.com

WhatsApp: +55 71 987963669


bottom of page